HISTÓRICO

Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos

(25/07/2005)

O Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos é uma obra social que faz a continuidade da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos de Porto Alegre. Essa escola dirigida pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, de 1924 a 2004, atendia crianças e adolescentes provindas de situação de pobreza e orfandade.

Durante 80 anos, as Irmãs acolhiam estas crianças e adolescentes, por muitos anos em regime de internato e, posteriormente, externato, dedicando-lhes o cuidado da vida, formação humana e cristã e ensino fundamental.

Desde 2002, um grupo de Irmãs Franciscanas veio morar em Alvorada –  Piratini, para conhecer a realidade e sonhar o projeto de assistência social, mais próximo às famílias em situação de vulnerabilidade social.
A partir de 2005, a obra social desenvolvida na Pia Instituição foi redimensionada e transferida para o Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, em Alvorada, como instituição prestadora de serviço socioassistencial, junto às comunidades São Pedro, Piratini, Tijuca e outras localidades próximas à instituição, sendo este trabalho referenciado pelo CRAS Piratini.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro Franciscano se orienta pelos princípios  e valores franciscanos:  do cuidado da vida, do respeito às diferenças, da acolhida e do perdão, da honestidade e do compromisso ético, da espiritualidade da paz e da esperança, para o exercício de uma efetiva cidadania.

 

Aos poucos o Centro Franciscano foi ampliando seu espaço físico de acolhida e convivência. A Direção se empenhou em compor uma equipe de trabalho qualificada de educadores e oficineiros, cooordenada pela Equipe técnica.

Hoje o Centro Franciscano acolhe todos os dias aproximadamente 90 crianças e/ou adolescentes de 06 a 17 anos, no turno inverso ao escolar, sob a orientação dos educadores, auxiliares, equipe técnica, oficineiros, voluntários, e direção.